Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Venha para a Semana do Meio Ambiente

Venha para a Semana do Meio Ambiente
Academia da Conservacao
jun. 1 - 8 min de leitura
010

O Instituto Conhecer para Conservar e o Grupo Cataratas trazem de volta o contato com a natureza em celebração à Semana do Meio Ambiente

Ações em parceria com a PNUMA, da ONU, convidam as pessoas a fazerem parte do lançamento da “Década da Restauração de Ecossistemas”, período que será dedicado à recuperação da biodiversidade do planeta.

 


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho de 2021, marca o lançamento da Década da Restauração de Ecossistemas, movimento global liderado pela ONU, que ao longo dos próximos dez anos visa o combate às mudanças climáticas e a poluição, e o salvamento de 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção, além de atender a agenda para o desenvolvimento sustentável.

A Academia da Conservação, em sintonia com a data, apoia as diversas ações para engajar as pessoas a fazerem sua parte pelo bem do planeta e pelo resgate da biodiversidade. Por isso, convida a todos para a Semana do Meio Ambiente e ao cuidado com a natureza, através de uma programação para diversos públicos com atividades no AquaRio e no BioParque do Rio, além de vários eventos online gratuitos.

Inscreva-se e participe, serão oito dias de atividades, que terão início no sábado, (5/6), e ocorrerão até o sábado seguinte, 12 de junho. O evento conta com a doação de milhares de mudas nativas de Mata Atlântica e teatro infantil no BioParque do Rio, lives com especialistas aqui na Academia da Conservação e até o lançamento de um mini-documentário sobre a onça-pintada no YouTube.

Ainda haverão ações de restauração por meio do plantio de mudas no BioParque do Rio, com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e a CEDAE. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma ação de limpeza e o replantio de mudas de mangue, com apoio do biólogo e ambientalista Mario Moscatelli e o Instituto Manguezais.

A programação começa em 5 de junho com voluntários do Programa de Sócio anual do AquaRio, em parceria com o Instituto Manguezais, realizando uma importante ação de restauração do manguezal da Lagoa Rodrigo de Freitas, com a limpeza da área, seguida do plantio de mudas nativas de mangue. A ação acontecerá a partir das 8h. 

No fim de semana de 5 e 6 de junho, quem for ao BioParque do Rio poderá ver o musical infantil com o grupo teatral Lekolé. Nas apresentações, as famílias que visitarem o parque passarão a entender mais sobre a campanha da ONU, bem como maneiras de levá-la para o dia a dia. 

A partir do dia 7 de junho, os visitantes que forem ao BioParque do Rio ganharão mudas de espécies da Mata Atlântica. A ação faz parte do projeto “Plantando o Futuro”. No dia 08  a 12 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, quem for ao AquaRio também terá a oportunidade de levar uma muda nativa para casa e participar da restauração de ecossistemas.

No dia 9 de junho, o Grupo Cataratas anunciará a parceria do Instituto Conhecer para Conservar com o INEA, unindo esforços para a conservação dos animais silvestres e da Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro.  

Atividades online também fazem parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pelo Grupo Cataratas. No dia 06 de junho a coluna semanal do fundador e presidente de honra do AquaRio Marcelo Szpilman vai virar a websérie “Crônicas da Natureza”, interpretada pelo biólogo Rafael Franco (AquaRio), a produção tem como pauta a conservação das espécies, ecologia, sustentabilidade e a vida selvagem.

Dia 10 de será lançado o mini documentário “A Rainha da Mata Atlântica”, que conta a importância da onça-pintada, espécie símbolo da biodiversidade brasileira. Entre os dias 7 e 9 de junho, lives poderão ser vistas pelo público no canal do Grupo Cataratas no YouTube.

Venha ser um LÍDER DA CONSERVAÇÃO, veja abaixo a programação completa:

  • AQUARIO

05/06, às 8:00 — Ação de restauração dos manguezais da Lagoa Rodrigo de Freitas: “Agir para Conservar” (atividade exclusiva aos integrantes do Programa Sócio anual do AquaRio);

08/06 a 12/06, sessões às 10:00 | 11:00 | 12:00 | 15:00 | 16:00 — Doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica aos visitantes: “Plantando o futuro”.

  • BIOPARQUE DO RIO

05 e 06/6, sessões às 10:00 | 11:00 | 13:30 | 14:30 | 15:30 — Teatro Musical Infantil com o Grupo Lekolé: “Em busca de líderes da conservação” (atividade paga oferecida aos visitantes);

07 a 12/6, de 10:00 às 16:00 — Doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica aos visitantes: “Plantando o futuro”;

09 a 11/6, às 10:00 — Restauração florestal com o plantio de mudas no Parque Quinta da Boa Vista: “Agir para Conservar” (atividade exclusiva aos integrantes do Programa Sócio anual do BioParque do Rio).

  • PROGRAMAÇÃO ONLINE

08/6, às 19:00 — Live “Uma esperança para os corais”, com os biólogos Patrícia Rocha (AquaRio), Matheus Félix (AquaRio) e Gustavo Duarte (UFRJ);

09/6, às 19:00  — Live “O fim da floresta vazia”, com os biólogos Milena Fenelon (BioParque do Rio), Claudio Maas (BioParque do Rio) e Marcelo Reinghnart (UFRJ);

10/6, às 19:00 — Live “A Rainha da Mata Atlântica” com os biólogos Milena Fenelon (BioParque do Rio), Claudio Maas (BioParque do Rio) e Eduardo Eizirik (PUCRS);

10/6 — Lançamento do mini documentário “A Rainha da Mata Atlântica”.

12/6 — Lançamento da websérie “Crônicas da Natureza”;

  • ANÚNCIO DE PARCERIA

09/6, às 10:00 — Anúncio da parceria entre Instituto Conhecer para Conservar e o INEA para a conservação da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro, com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Thiago Pampolha, e o presidente do INEA, Philipe Campello

Como se tornar sócio do AquaRio e do BioParque do Rio?

Além de uma experiência incrível durante as visitas com acesso ilimitado por um ano, os membros do Programa Sócio anual oferecidos pelo BioParque do Rio e pelo AquaRio, apoiam diretamente as pesquisas e ações ligadas à conservação da natureza que estão sendo desenvolvidas pelas duas instituições, como por exemplo:

  • Pesquisa com análise genética das onças-pintadas (Panthera onca) ex situ no Brasil, desenvolvida no BioParque do Rio, para a conservação da espécie que hoje se encontra ameaçada de extinção, com a estimativa de apenas cerca de 220 indivíduos na Mata Atlântica. 

  • Pesquisa com uso de biotecnologia reprodutiva da raia-borboleta (Gymnura altavela), espécie que ocorre na Baía de Guanabara e se encontra ameaçada de extinção.

E muito mais.

Para se tornar sócio das duas maiores instituições de conservação da biodiversidade do Rio, ter acesso a todos os benefícios e apoiar os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidas, basta acessar os links abaixo:

Clique aqui para se tornar sócio do BioParque do Rio.

Clique aqui para se tornar sócio do AquaRio.

O Programa de sócio conta também com horário especial de visitação, descontos exclusivos e muita diversão! 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você