Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saiba como foi a Semana do Meio Ambiente do Grupo Cataratas

Saiba como foi a Semana do Meio Ambiente do Grupo Cataratas
Academia da Conservacao
jun. 18 - 8 min de leitura
000

Milhares de pessoas puderam participar da Semana do Meio Ambiente - juntos pela restauração de ecossistemas!

O Grupo Cataratas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Instituto Conhecer para Conservar, reuniu milhares de pessoas que aproveitaram uma série de eventos e ações incríveis que marcaram a vida de muita gente e da natureza durante a Semana do Meio Ambiente de 2021, a programação ocorreu de 05 à 12 de junho. O BioParque do Rio e o AquaRio também participaram na realização de muitas atividades presenciais focadas no apoio à Década da Restauração de Ecossistemas.

Em 05 de junho de 2021, no Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu o lançamento oficial da Década da Restauração de Ecossistemas. Segundo a ONU, temos até 2030 para restaurar os ecossistemas terrestres destruídos e assim garantir a segurança das futuras gerações.

Preparado para saber os detalhes e aproveitar agora todo conteúdo online produzido? Vem com a gente!

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

Agir para Conservar

Abrindo a Semana no dia 05 junho, a Ação de Restauração na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) contou com a presença de mais de 50 voluntários para a limpeza de resíduos e plantio de mudas nativas de mangue. Dentre os presentes estavam o Secretário Estadual do Meio Ambiente Thiago Pampolha, a Subprefeita da Zona Sul Ana Bárbara e o Biólogo que foi responsável pela recuperação do manguezal da Lagoa, Mário Moscatelli, do Instituto Manguezais. Famílias que fazem parte do Programa Sócio Anual do AquaRio também compareceram na ação e participaram de todas as atividades de restauração da Lagoa. Cerca de 15 kg de lixo foram coletados, e 75 mudas nativas de mangue foram plantadas.

Mario Moscatelli e Thiago Pampolha, durante o plantio.

Em busca dos líderes da conservação!

Durante o final de semana (05 e 06), o teatro deu voz a conservação no anfiteatro do BioParque do Rio, o musical infantil “Em busca dos líderes da Conservação" interpretado pelo grupo profissional Lekolé, enriqueceu a experiência de centenas de crianças e as instigou para o cuidado com a natureza. Nas apresentações, as famílias puderam entender mais sobre a Década da Restauração, bem como maneiras de levá-la para o dia a dia.

KuKo e Letícia, artistas do grupo Lekolé.

Plantando o futuro

Visando envolver as pessoas na Década de Restauração de Ecossistemas, durante os dias 07 a 12, o AquaRio e o BioParque do Rio realizaram a doação de mudas nativas de Mata Atlântica aos seus visitantes. A ação contou com o apoio da CEDAE e do INEA, que forneceram as mudas. Os cuidados com as plantas serão acompanhados pelas redes sociais, cada pessoa que recebeu uma muda pode enviar o progresso de seus plantios usando as hashtags: #LíderDaConservação e #GeraçãoRestauração. Foram entregues cerca de 2700 mudas, um grande sucesso!

Educadora do BioParque do Rio, no momento da doação de mudas.

Conservação Integrada

No dia 09, o Instituto Conhecer para Conservar anunciou sua parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) visando a cooperação nas ações de conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente Thiago Pampolha e seu assessor, o Presidente do INEA Philipe Campello e associados. Também estavam presentes Talita Uzeda e Pablo Morbis do Instituto Conhecer para Conservar. Foi realizada uma visita guiada pelo BioParque do Rio com para apresentação do novo conceito de zoológico, e ao final uma pequena fala dos representantes institucionais marcaram o início da parceria. 

Representantes e técnicos do Instituto Conhecer para Conservar, INEA, AquaRio e BioParque do Rio.

Bastidores da Conservação

"Bastidores da Conservação" foi uma atividade educativa realizada, no dia 11, com famílias que fazem parte do Programa Sócio anual do BioParque do Rio. Durante a atividade educadores e biólogos apresentaram os cuidados com as araras-canindé, uma espécie ameaçada de extinção. O encontro também possibilitou à equipe do BioParque do Rio conectar sua atuação com a conservação do Parque Nacional da Tijuca e aos sócios acompanharem de perto essas ações de conservação.

Atividade de enriquecimento ambiental para as araras-canindé.

Agir para Conservar

A Ação de Restauração que ocorreu no BioParque do Rio, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a CEDAE,  foi exclusiva para convidados, incluindo o Secretário Municipal do Meio Ambiente, crianças de Projeto Social e Embaixadores do Grupo Cataratas. Foram plantadas mudas de espécies nativas e realizado o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente no dia 12 de junho.

Plantio de muda de Mata Atlântica, no BioParque do Rio.

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

Popularização da Ciência

Foram produzidas três Lives que promoveram encontros preciosos com debates necessários, o conteúdo está salvo e você não pode perder. A pauta escolhida foi a conservação da fauna silvestre, e a participação de profissionais renomados da área.

As LIVES preparadas pelo BioParque do Rio e AquaRio foram transmitidas no YouTube em seus próprios canais institucionais e pelos canais do Grupo Cataratas e da Academia da Conservação. 

Até o momento acumularam cerca de 2000 visualizações, um ótimo engajamento para a divulgação científica.

Assista os encontros gravados que estão disponíveis aqui no site da Academia da Conservação.

Divulgação Científica

Na Semana onde o principal objetivo é divulgar a importância do cuidado com a natureza, foram produzidos vídeos bastante didáticos que mostram alguns dos principais projetos de conservação realizados pelo Grupo Cataratas.

Reprodução da raia-borboleta: O grande passo para a reprodução da vida marinha

A raia-borboleta é uma espécie considerada criticamente em risco na natureza devido à ampla exploração dos mares. O Aquário Marinho do Rio (AquaRio) foi o primeiro aquário do mundo a conseguir reproduzir a raia-borboleta em condições ex-situ. Em 2019 um casal deu à luz a 5 filhotes, sendo 3 deles machos e 2 fêmeas. Essa surpreendente novidade é um importante passo que nos levou a sonhar com a manutenção da espécie no oceano. Confira no vídeo acima tudo o que está sendo feito para salvar a espécie da extinção.


Reintrodução de arara-canindé: Uma esperança para a Floresta da Tijuca

O BioParque do Rio é um verdadeiro centro de conservação da biodiversidade, e funciona também como um abrigo para diversas espécies de animais que estão ameaçadas de extinção. A maioria dos indivíduos chegou no zoológico devido à ameaça do tráfico de animais silvestres e muitas vezes não podem retornar ao seu local de origem. Mesmo com tantos desafios, o BioParque do Rio já participou da soltura de cutias no Parque Nacional da Tijuca e da reintrodução de antas na Reserva Ecológica de Guapiaçu, e agora, trabalha para realizar a reintrodução de araras-canindé no Parque Nacional da Tijuca, em parceria com o Instituto Conhecer para Conservar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o REFAUNA.


 Viveiro de Mudas EcoNoronha

Dentro de toda sua biodiversidade e belezas naturais, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ainda sofre com as espécies exóticas que foram introduzidas durante o período de colonização. Para enfrentar as plantas invasoras foi criado o Viveiro de Mudas EcoNoronha, onde estão sendo cultivadas mudas nativas que serão introduzidas na natureza visando restaurar o Parque. Além de recuperar a vegetação nativa de Fernando de Noronha, o viveiro de mudas é um importante aliado da Década da Restauração dos Ecossistemas, que visa mobilizar recursos e restaurar milhões de hectares de ecossistemas terrestres e marinhos.

A programação foi um verdadeiro sucesso, ficamos com um gostinho de quero mais, por isso já aguardamos ansiosos pela próxima Semana do Meio Ambiente do Grupo Cataratas.


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você