Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia das Aves

Dia das Aves
Academia da Conservacao
out. 5 - 3 min de leitura
000

O Dia das Aves é comemorado hoje, 5 de outubro, essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a preservação dos pássaros principalmente sobre a caça ilegal desses animais. Foi decretado em 1968, porém em 2002 foi revogado e definido o dia 5 de outubro como o Dia das Aves, o símbolo deste dia é o Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) considerado a Ave Nacional do Brasil

Dê um play e escute o incrível canto dessa ave:

As aves são fundamentais para o equilíbrio da natureza, sendo grandes dispersoras de sementes auxiliando na restauração florestal, no controle de pragas, são reguladoras de populações e bioindicadoras de conservação uma vez que são muito sensíveis a alterações em seu habitat, elas mantêm a manutenção do ecossistema

Foto: Sabiá-laranjeira - AdobeStock

Apesar de sua enorme importância as aves sofrem grandes ameaças por ações antrópicas, principalmente pelo desmatamento, fragmentação de habitat pela agropecuária, queimadas, expansão urbana, tráfico e caça ilegal, esse impactos prejudica a vida desses animais, afetando sua migração e provoca a saída de aves da floresta para cidade a procura de alimento e abrigo. 

Um projeto de reintrodução da Arara-Canindé foi realizado pelo Instituto Conhecer para Conservar, o BioParque do Rio e o Refauna (UFRJ), com objetivo de restabelecer populações na Floresta da Tijuca e conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação não só desse espécies, mas de todas as aves em ameaça. Você pode conhecer mais sobre esse importante projeto clicando aqui!

O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves, com quase 2000 espécies, presente em todos os biomas do país, sendo a Amazônia com o maior número de espécies encontradas. Cerca de 300 espécies são endêmicas do Brasil como a Ararajuba (Guaruba guarouba), Maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni), Arara azul de lear (Anodorhynchus leari), Pica-pau-do-parnaiba (Celeus obrieni), Corocoxó (Carpornis cucullatus), entre muitas outras. De acordo com a lista de fauna ameaçada brasileira, 234 táxons são considerados ameaçados, onde 160 são endêmicos do Brasil.

Foto: Ararajuba - Casadospassaros

A criação de Unidades de Conservação são essenciais na luta contra a extinção das aves e como medidas de conservação, não só desses animais mas também de toda a biodiversidade presente na área. No Brasil, aproximadamente 18,6% de território protegido por Unidades de Conservação (UCs), elas contribuem para a sobrevivência dos seres vivos, e sensibilização da população

Podemos realizar pequenas ações mas com grande impacto na preservação das aves como por exemplo não comprar animais ilegais, denunciar criadouros de animais silvestres, não poluir o planeta, plantar árvores e difundir o conhecimento sobre a importância da conservação das aves. 


 

Referências

Ambiente Brasil: Dia da Ave

Sema: Dia das Aves

WikiAves: Sabiá-laranjeira

 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você