Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto Verde Mar

Projeto Verde Mar
Caio Salles
out. 17 - 3 min de leitura
010

O Projeto Verde Mar nasceu em 2014 com o principal objetivo de divulgar iniciativas relacionadas a questões socioambientais.

Como jornalista, trabalhei muitos anos em canais de televisão e me encontrei em um momento da vida que queria fazer algo relevante, que deixasse um legado para um ambiente que tenho paixão desde pequeno, que é o mar. Como na época não tinha muito ideia de como começar, achei que a melhor alternativa seria usar minha expertise na comunicação para divulgar o que já se fazia. Daí, nasceu uma primeira série de programas para a tv.

Com o tempo, comecei a reunir amigos para fazer mergulhos e coletar resíduos submersos, principalmente na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Em todas as ações, produzíamos fotos, vídeos e um relatório com o tipo de resíduo coletado. Estes dados passaram a integrar uma pesquisa de mestrado na área das Ciências Ambientais, dentro do programa de Ecoturismo e Conservação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O conteúdo produzido era divulgado nas redes sociais e começou a atrair mais gente para participar das ações e tornar o projeto maior, agregando outras frentes de trabalho,

Atualmente, o projeto trabalha em quatro eixos fundamentais:

Ações Socioambientais - Realizamos uma vez por mês ações de coleta de resíduos do fundo do mar com mergulhadores e mutirões de limpeza de praia e do costão rochoso na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Este foi o local que adotamos, com o compromisso de realizar uma ação por mês, mas também fazemos atividades em outras praias e ilhas, - Arpoador, Copacabana, Leblon, Barra da Tijuca, Ilhas Cagarras, etc -, e outras regiões, - Cabo Frio/RJ, Angra dos Reis/RJ, Tamandaré/PE, entre outras -.

Pesquisa Científica -  Os dados coletados durante essas ações, com a quantidade e tipo de resíduo encontrado, fazem parte de minha pesquisa de mestrado e integram o banco de dados mundial do Project Aware, que realiza o programa Dive Against Debris.

Educação - Durante as ações socioambientais realizamos atividades de sensibilização e educação ambiental em parceria com outros projetos de conservação ambiental. Além disso, levamos o projeto a escolas, empresas e universidades em cursos e palestras sobre lixo marinho e conservação ambiental em geral;

Comunicação - A comunicação é um dos principais eixos do projeto e permeia todos os outros. Além das redes sociais e site atualizado com notícias e informações sobre conservação ambiental, sustentabilidade, ecoturismo e pesquisas científicas, produzimos um programa ao vivo na internet toda segunda, quarta e sexta de manhã, com o objetivo de divulgar pesquisas realizadas na área ambiental e trazer notícias e informações em geral. Todas ações que realizamos, resultados da pesquisa e as atividades de educação são divulgadas para que ganhem amplitude maior e atinjam mais pessoas do que as diretamente impactadas pelas atividades.

Durante o programa ao vivo, fizemos entrevistas com representantes de diversos projetos de conservação ambiental, ativistas ambientais, entre outros pesquisadores. Nas próximas semanas, vou trazendo alguns destes episódios aqui. Por enquanto, compartilho o primeiro programa da série Verde Mar.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você