Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Assista a Live Criança e Natureza

Assista a Live Criança e Natureza
Academia da Conservacao
nov. 6 - 4 min de leitura
0100

Como um grande aquecimento para o evento CONSERVAÇÃO INTEGRADA SUMMIT 2021-2030, vem aí a Live Criança e Natureza, para ajudar a responder essa e outras perguntas sobre a conexão Criança e Natureza.

 

 

A sociedade contemporânea é predominantemente urbana, muitas de nossas crianças vivem sem o contato diário com a natureza, diante da falta de oportunidades, esse comportamento tem se tornado maior a cada dia.

Conexão necessária

A gente cuida da natureza, e a natureza cuida da gente.

Em meio a pandemia, percebemos com mais clareza a crise da biodiversidade, entendemos de maneira coletiva que precisamos urgentemente mudar de rumo, assimilamos fortemente que fazemos parte da natureza, também ficou evidente que é na infância que começa o amor e o cuidado com o meio ambiente.

O contato com a natureza durante a infância e a adolescência traz tantos benefícios à saúde física, mental, emocional e social, que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o contato diário com a natureza, de no mínimo uma hora, para brincar, aprender e conviver.

O que fazemos para garantir que as crianças urbanas sejam conectadas com a natureza?

Como um grande aquecimento para o evento CONSERVAÇÃO INTEGRADA SUMMIT 2021-2030, vem aí a live Criança e Natureza, para ajudar a responder essa e outras perguntas sobre a conexão Criança e Natureza.

A live será exibida ao vivo (online) no dia 12 de novembro às 10h30, aqui na Academia da Conservação, contará com a participação de especialistas em educação, comunicação e desenvolvimento infantil, que abordarão estratégias importantes para aproximar as crianças e os adolescentes da natureza. Também falarão sobre o lançamento nacional do filme O Começo da Vida 2 - Lá Fora, que ocorrerá no mesmo dia.

Sob a moderação da Akemi Gouvêa, diretora de marketing do Grupo Cataratas, a mesa contará com os seguintes convidados:

Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana,  cofundadora da Associação Vaga Lume, reconhecida como empreendedora social pela Ashaka, pós-graduada no tema “A vez e a voz das crianças". O título da sua palestra é: A importância da conexão da criança com a natureza para o bem estar da infância e do meio ambiente.

Renata Terra, cineasta, roteirista, diretora e editora de uma série de documentários para a Netflix. Diretora do Documentário O Começo da Vida 2 - Lá Fora (Maria Farinha Filmes). Diretora do documentário Piripkura, melhor documentário no Prêmio de Direitos Humanos do IDFA. O título da sua palestra é: Um tempo para se relacionar.

Fábio Gordilho, sócio e líder de negócios do Grupo Gaia, empreendedor por natureza, ativista por vocação, fundador do Clubtoon. O título da palestra é: Meio Ambiente nas Animações Infantis. Trazendo o Animáximos como referência no edutainment.

Kátia Gisele de Oliveira Rancura, chefe da Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, bióloga e mestra em Zoologia, membro do Departamento de Educação Ambiental da APAZA, docente do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna. O tema da sua palestra é: O potencial dos zoológicos para a construção de experiências, memórias e vínculos com a natureza.

 

Referências

Daniel Becker, Dirceu Solé, Emmalie Ting, Evelyn Eisenstein, José Martins Filho, Laís Fleury, Luciana Rodrigues Silva, Maria Isabel Amando de Barros, Ricardo Ghelman e Virginia Resende Silva Weffort. Coord. Laís Fleury (Instituto Alana) e Luciana Rodrigues Silva (SBP). Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. 2019.

Yogman M, Garner A, Hutchinson J, et al. The Power of Play: A Pediatric Role in Enhancing Development in Young Children. Pediatrics. 2018.


Denunciar publicação
    0100

    Indicados para você