Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como o Planejamento Populacional de um empreendimento de fauna auxilia em Programas de Conservação.

Como o Planejamento Populacional de um empreendimento de fauna auxilia em Programas de Conservação.
Gerson Norberto
jan. 4 - 2 min de leitura
000

Autores - Gerson Norberto & Anna Cecília Leite

É comum observar empreendimentos de fauna manejando diversas espécies, algumas delas super representadas e outras não. Assim como, também podemos identificar que vários dos animais são oriundos de operações de resgate contra o tráfico de animais, vítimas de atropelamento, rede elétrica, ou que chegaram ao empreendimento por algum motivo antrópico.

O manejo dos animais ocorre com apoio de uma equipe técnica e de cuidadores, que possibilitam a sobrevivência dos mesmos. Em muitos empreendimentos é possível observar boas estratégias para promoção de mais qualidade de vida para os animais abrigados e em outras esse processo ainda é embrionário.

Um aspecto fundamental a ser destacado é a importância de possibilitar que esses animais que vivem sob cuidados humanos sejam os representantes hígidos de suas espécies e que possam contribuir para a conservação de fato.

Manter animais para que sobrevivam e que se adaptem ao ambiente restrito, mesmo que com estratégias eficientes para possibilitar escolhas e oportunizar qualidade de vida, ainda assim não é trabalhar com conservação. Acreditamos que reprodução por reprodução, sem conhecer a genética ou o que se pretende para aquele novo ser, também não é uma ação pensada na conservação da espécie.

Para que isso seja possível é fundamental desenvolver e implantar um Plano Populacional específico para cada empreendimento, pois ele será o norteador e ajudará na tomada de decisão sobre a composição do plantel a ser manejado, definindo com clareza e objetividade os procedimento e condutas técnicas adequadas, assim como as metas a serem alcançadas no manejo de cada uma das espécies sob cuidados humanos. Neste documento deverá conter informações, como:

  1. Qual objetivo de manejar ex-situ determinada espécie?
  2. A equipe tem expertise para manutenção dessa?
  3. Com quais ações de conservação poderemos contribuir ao abrigar essa espécime?
  4. Haverá recurso para manutenção desta?

Um Planejamento Populacional implantado, bem executado e somado a iniciativas de Conservação Integrada faz a diferença na conservação!

______

Faça parte da Academia da Conservação e fique por dentro de conteúdos de qualidade sobre conservação e sustentabilidade, inscreva-se e participe com suas próprias publicações. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

A Academia da Conservação é um espaço colaborativo e democrático, possuímos como principais objetivos conectarcomunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.

Entre no canal da Academia no Telegram e tenha acesso a notícias, novidades, promoções em primeira mão:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você