Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Floresta Carioca

A Floresta Carioca
Paineras Corcovado
jun. 2 - 4 min de leitura
020

Não há outro espaço com tamanha importância ambiental, econômica, social e cultural na cidade do Rio de Janeiro como a Floresta da Tijuca. 

Ela é uma das maiores florestas protegidas localizada em área urbana do mundo e um modelo exemplar de reflorestamento. Anteriormente essa região foi massivamente degradada pela extração de madeira, instalação de engenhos de cana-de-açúcar e de lavouras cafeeiras durante o período colonial. D. Pedro II ao observar que a Cidade do Rio de Janeiro estava a enfrentar uma forte crise hídrica devido essas mudanças significativas na região, delegou para o Major Manuel Gomes Archer e mais seis escravos para darem início ao reflorestamento e assim, restaurar essa mata nativa à beira mar.  

Imagem: Paineiras Corcovado. Plantio no Parque Nacional da Tijuca.

O projeto foi um sucesso e hoje a floresta contribui com diversos benefícios para a cidade maravilhosa. Dentre os serviços que ela presta, está a manutenção dos mananciais hídricos, promoção do equilíbrio climático, proteção das encostas das serras contra o deslizamento, e a conservação da biodiversidade de Mata Atlântica, um bioma extremamente ameaçado que hoje conta com só 12,7% de sua cobertura original, e no estado do rio ocupa apenas 21% do Estado. 

Imagem: Paineiras Corcovado.

Além de sua importância ambiental para a cidade do Rio de Janeiro e para a biodiversidade, ela abriga diversos parques históricos e circuitos ecológicos que proporcionam aos visitantes experiências de lazer, educativas e de resgate do contato com a natureza em um ambiente metropolitano. Podemos visitar:

  • O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde encontramos a integração de lazer, história,  educação ambiental e ciência com o Instituto de Pesquisas (IPJBRJ).

  • O Parque Lage, uma área de lazer  verde com jardins, natureza e um belo palacete.

  • A Paineiras Corcovado, onde encontramos o maior ponto turístico da cidade e uma das 7 maravilhas do mundo, ícone brasileiro mais conhecido. Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas são levadas ao monumento pelo Consórcio Paineiras Corcovado, o único transporte oficial de vans do Parque Nacional da Tijuca.

  • O Parque Nacional da Tijuca, um ambiente onde se integram natureza, cultura e lazer e possui infraestrutura para o desenvolvimento de atividades esportivas, educativas, recreativas e ecoturísticas.

Todos esses pontos turísticos presentes em suas delimitações lhe configuram um caráter social, econômico e cultural que são intrínsecos à cidade do Rio de Janeiro. Esse acervo a céu aberto de biodiversidade, história e cultura torna a floresta um importante patrimônio a ser preservado e exaltado, principalmente pelos cidadãos cariocas.

 

REFERÊNCIAS

ARBILLA, G. ; SILVA, C. M. . Floresta da Tijuca: uma floresta urbana no Antropoceno. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 10, p. 1758-1791, 2018.

DRUMMOND, J. A. L. . O Jardim Dentro da Máquina - Breve História Ambiental da Floresta da Tijuca.. Estudos Históricos (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. I, n.2, p. 276-298, 1988.

MALTA, R. R.; COSTA, V. C. . Valoração Econômico-Ambiental do Parque Nacional da Tijuca. OLAM (Rio Claro), v. 9, p. 219-242, 2009.

Marcos, C. S. ; SILVA MATOS, D. M. . ESTRUTURA DE POPULAÇÕES DE PALMITEIRO (Euterpe edulis Mart.) EM ÁREAS COM DIFERENTES GRAUS DE IMPACTAÇÃO NA FLORESTA DA TIJUCA, RJ.. Floresta e Ambiente , v. 10, n.1, p. 27-37, 2003.


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você