Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Papel das Cataratas do Iguaçu para o Ambiente

O Papel das Cataratas do Iguaçu para o Ambiente
Academia da Conservacao
out. 18 - 3 min de leitura
000

As Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com 275 quedas e a mais alta equivale a altura de um prédio de 26 andares. É considerada uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza

As Cataratas encontram-se no Parque Nacional do Iguaçu, uma Unidade de Conservação, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade. O Parque foi criado em 1939, atualmente tem objetivo de preservar o ecossistema natural da Mata Atlântica, é referência em turismo sustentável, possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental

Foto: Cataratas do Iguaçu - AdobeStock

A área do Parque Nacional do Iguaçu chega a 244 mil hectares protegidos de Mata Atlântica, destaca-se por sua variedade de fauna, servindo de santuário para mais de 250 espécies de árvores, de 550 de aves, 120 de mamíferos, 79 de répteis, 55 de anfíbios e 635 de borboletas.

O Rio Iguaçu localiza-se na Bacia do Prata, uma das mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul, com grande capacidade de geração de energia elétrica. As Cataratas do Iguaçu também possuem grande importância econômica, movimentando cerca de R$88 milhões com o turismo por ano. 

A Mata Atlântica está entre os cinco biomas mais ricos em diversidade biológica do mundo, fonte de água para 60% da população brasileira. Controla o clima, protege encostas, permite pesquisas e abriga milhares de espécies vegetais e animais que podem ser facilmente observadas nas trilhas das matas e no Rio Iguaçu. 

Entretanto, é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo atualmente. Já cobriu boa parte do território brasileiro mas, hoje, está fragmentado e reduzido a apenas 11,7% do que era originalmente. 

Foto: Tucano - AdobeStock

É um dos parques naturais mais visitados do país, que movimenta a economia local, regional e nacional. O nome Iguaçu vem do tupi-guarani e significa “água grande”. O surgimento das Cataratas aconteceu há cerca de 200 mil anos atrás por um acidente geográfico na bacia do Paraná.

Dia 11 de novembro é comemorado o Dia das Cataratas ou Cataratas Day, visa fortalecer a conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu.

Dê o play e assista o documentário da história das Cataratas:

 

Referências

ICMBIO: PARNA Iguaçu

HOTEL TAROBA FOZ: História das Cataratas do Iguaçu


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você