Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mata Atlântica: bioma mais diverso e mais ameaçado do país

Mata Atlântica: bioma mais diverso e mais ameaçado do país
Thiago Abel de Paula
mar. 24 - 2 min de leitura
010

Quando falamos na Mata Atlântica, temos que enfatizar à importância desse bioma tão importante para o Brasil e para o mundo.

Essa floresta abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados, é o lar de 72% da população brasileira, abriga três dos maiores centros urbanos do continente sul americano e concentra 70% do PIB (SOS Mata Atlântica, 2021).

Atualmente, vivem  na Mata Atlântica  cerca de 72% da população  brasileira, aproximadamente 120 milhões de brasileiros. (IBGE, 2014).    

Hoje restam 12,4% desse bioma riquíssimo e infelizmente muito degradado.

Segundo dados do MMA, 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes habitam este bioma, que considerado como a quinta área mais rica em espécies endêmicas do mundo.

Existem poucas áreas que ainda preservam à sua originalidade, e quem sofre com isso são os animais endêmicos como por exemplo o Macuco "Tinamus solitarius", ave ameaçada que só ocorre na Mata Atlântica.

Ilustração Macuco por Joseph Smit, 1895. Catalogue of the Birds in the British Museum. Volume 27.

Temos uma enorme responsabilidade, e me coloco nesse jogo pois sou morador deste bioma. Eu sou da Mata Atlântica!

A Floresta da Tijuca é um exemplo eloquente de que quando queremos conservar, conseguimos! Basta vontade, estratégia e investimento. O plantio de mudas nativas em áreas degradadas é uma excelente ação para a conservação.

Se fizermos isso com atenção e ética, conseguiremos conservar e preservar esse bioma riquíssimo.


Faça parte da Academia da Conservação e fique por dentro de conteúdos com qualidade sobre conservação e sustentabilidade, inscreva-se e participe com suas próprias publicações. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

A Academia da Conservação é um espaço colaborativo e democrático, possuímos como principais objetivos conectarcomunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.

Entre no canal da Academia no Telegram e tenha acesso a notícias, novidades, promoções em primeira mão:


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você