Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Educação ambiental para a conservação da biodiversidade

Educação ambiental para a conservação da biodiversidade
Mayla Valenti
dez. 28 - 4 min de leitura
020

Olá, tudo bem? Meu nome é Mayla Valenti, eu sou bióloga, educadora ambiental e co-fundadora da Fubá Educação Ambiental, uma startup socioambiental com foco em educação ambiental, tecnologia e acessibilidade. 

O tema da biodiversidade sempre foi muito importante para nós e tem sido nosso foco desde a pós-graduação. Por isso, venho aqui compartilhar um texto sobre educação ambiental para conservação, originalmente publicado no nosso blog.

Entre tantos problemas políticos, sociais e econômicos que nosso país enfrenta, às vezes, fica difícil compreender a importância da conservação da biodiversidade neste contexto. Mas, esta é uma ação fundamental para a manutenção da vida do planeta. E o Brasil tem uma responsabilidade global neste tema, pois mantemos boa parte da biodiversidade mundial.

Desde que a nossa sociedade começou a se preocupar com o meio ambiente, a conservação da biodiversidade tem sido uma das questões mais importantes. Ela tem a ver com o equilíbrio dinâmico da natureza, com a manutenção de espécies e ambientes e todas as inúmeras interações que isso envolve. Inclusive a interação com os seres humanos.

Em geral, as ações humanas impactam profundamente e de forma negativa a biodiversidade. O desmatamento, a poluição, a introdução de espécies exóticas são alguns exemplos que geram consequências muitas vezes irreversíveis para a diversidade de vida que temos no planeta.

Mas, existem também algumas ações humanas que favorecem ou que, pelo menos, geram muito menos impactos negativos. Muitas práticas de comunidades e povos tradicionais ajudam a manter o equilíbrio ecológico. A agricultura agroecológica, as construções sustentáveis, a alimentação orgânica e natural não são invenções do nosso tempo! Com nomes diferentes, elas fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas que vivem de uma forma bem mais harmônica com a natureza.

E é justamente na relação entre os seres humanos e os não humanos que entra a educação ambiental. Como educadoras e educadores, temos o papel de compreender essas relações, identificar desafios e potencialidades e promover a busca de soluções junto com nosso público. Ou seja, a diálogo e a participação são princípios fundamentais desse processo.

Colagem de fotos e textos.

Para atuar pela conservação da biodiversidade precisamos estar muito abertas ou abertos a aprender com as pessoas e compartilhar nossas experiências. O que é bem diferente de uma abordagem acusatória e impositiva.

Para a nossa equipe da Fubá, esta sempre foi uma área de atuação muito interessante. Na pós-graduação nos envolvemos em diversas pesquisas com educação ambiental e conservação da biodiversidade. Inclusive ajudamos a escrever o livro Educação ambiental para conservação da biodiversidade: animais de topo de cadeia sobre esse tema. Ele é distribuído gratuitamente em pdf.

Além disso, desde de 2018 temos uma parceria com o ICAS - Instituto de Conservação de Animais Silvestres. O ICAS atua com projetos de conservação da biodiversidade no Brasil, com foco em duas espécies da nossa fauna: o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira. O ICAS foi fundado pelo pesquisador Arnaud Desbiez, uma pessoa inspiradora e engajada. E a Fubá é responsável pelo componente educativo do instituto.

É um orgulho para nós fazer parte desse movimento e contribuir para a conservação do tatu-canastra, do tamanduá-bandeira, do Pantanal, do Cerrado, da Mata Atlântica e também da diversidade sócio-cultural dessas regiões.

--------

Essa foi a minha primeira contribuição na Academia da Conservação. Espero poder contribuir com o tema da educação ambiental para a conservação da biodiversidade neste espaço compartilhando os textos que escrevemos com bastante dedicação para o blog da Fubá. 

Também espero poder trocar experiências com pessoas que atuam nessa área. Eu acredito que a educação tem um papel fundamental na área da conservação que precisa ser mais valorizado.

Espero os comentários de vocês! :-)

_______

Entre no canal da Academia no Telegram e tenha acesso a notícias, novidades, promoções em primeira mão:

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você