Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ecoturismo e Sustentabilidade

Ecoturismo e Sustentabilidade
Caio Salles
jul. 30 - 3 min de leitura
000

Neste mês de julho de 2021, fez 21 anos que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação foi criado. Desde 2018, para celebrar as áreas naturais protegidas do país foi idealizada a campanha Um Dia No Parque pela Rede Pró UC, que é realizada sempre em julho, no âmbito da Coalizão Pró UCs, um coletivo de instituições ambientalistas que trabalham pelo fortalecimento das Unidades de Conservação.

Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação com inúmeras atividades. Em 2019, segundo ano da campanha, 234 UCs de todos os biomas receberam milhares de visitantes em busca de contato com a natureza e de conhecer melhor nossas áreas protegidas. Em 2020 e 2021 as atividades estão limitadas por causa da pandemia, por isso, a ideia é compartilhar imagens de momentos em unidades de conservação pelo país. 

Aproveitando a campanha "Um dia no Parque" que aconteceu neste mês de julho, compartilho aqui um dia que passamos no Parque Natural Municipal Paisagem Carioca para conhecer um trecho da trilha Transcarioca e o um pouco do trabalho de restauração florestal que foi feito nesta importante área natural na zona sul do Rio de Janeiro. E nossa companhia para este dia foi mais que especial. Estivemos com o montanhista Flávio Carneiro, o Bagre, em sua primeira subida ao cume do Morro São João depois de passar 21 dias internado com COVID-19, dez deles na UTI.

Vem com a gente, é só dar o play:

A restauração florestal do Parque Natural Municipal Paisagem Carioca

O Parque Natural Municipal Paisagem Carioca foi criado em 2013, com área total de 159,82 hectares, a partir da fusão de parte das Áreas de Proteção Ambiental (APA) dos Morros da Babilônia São João, APA do Morro do Leme, Urubu e Ilha de Cotunduba, e pelo Parque Estadual da Chacrinha.

Imagem: Foto de satélite de toda a área das UCs demarcada - Google Earth.

Segundo o artigo 5 do Decreto Municipal N.37.231 de 05 de julho de 2013, que dispõe sobre a criação do conjunto do PNM Paisagem Carioca, entre os objetivos para a criação desta unidade de conservação estão o de ampliar, recuperar e preservar o patrimônio ambiental do Município, sua biodiversidade e recursos genéticos, em especial os exemplares raros, endêmicos e ameaçados de extinção localizados na UC; proteger ecossistemas marinhos da região; fomentar o turismo sustentável; e promover a melhoria da qualidade de vida da população da região.


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você