Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

EcoNoronha: Espécies invasoras em Noronha

EcoNoronha: Espécies invasoras em Noronha
Academia da Conservacao
out. 8 - 4 min de leitura
000

O arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido mundialmente por sua natureza exuberante, praias com águas cristalinas e beleza natural, um destino sonhado por todos. Mesmo sendo uma Unidade de Conservação, seus problemas ambientais estão longe de acabar. 

Normalmente, ilhas e arquipélagos são considerados ambientes frágeis do ponto de vista ecológico. Sua fauna e flora possuem populações reduzidas com distribuição limitada e alto grau de endemismo, são sujeitas as adaptações específicas às regiões que habitam e são mais vulneráveis à predação e competição por recursos, ou seja, qualquer desequilíbrio, como a introdução de uma nova espécie, tem potencial mais devastador que teria em um ecossistema continental.

A introdução de espécies exóticas invasoras é considerada a segunda maior causa da perda de biodiversidade, logo atrás do desmatamento, doenças e predação podem causar a extinção de espécies nativas. Além de causar riscos para espécies locais, provocam danos econômicos, sociais e até mesmo culturais

Foto: Fernando de Noronha - AdobeStock

Diante desse cenário, a EcoNoronha, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza um projeto de erradicação de vegetação exótica invasora do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. 

Esse projeto conta com o cultivo de mudas nativas de Noronha com objetivo de reflorestar o parque nacional. Além da produção de mudas, envolve também atividades de retirada de vegetação exótica invasora em áreas estratégicas e outras metodologias de controle de dispersão delas no local.  

Foto: Viveiro de mudas - Grupo Cataratas 

 

Algumas espécies invasoras em Noronha:

  • Ratos e ratazanas (Rattus sp.) e Camundongos (Mus musculus)

Vieram juntos de navios, e se estabeleceram na ilha, alimenta-se principalmente de ovos de aves marítimas nativas como atobá, rabo-de-junco e cocoruta. 

  • Lagarto teiú (Salvator merianae)

Foi introduzido na década de 60 para controlar a população de ratos e sapos, entretanto ao contrário dos roedores, que possuem hábitos noturnos, os teiú possui hábitos diurnos, então passou a se alimentar de espécies nativas da região, como os mabuias (lagarto encontrado apenas em Noronha), aves e caranguejos, além de ovos de aves e tartarugas. Mesmo sendo nativo do Brasil, tornou-se uma espécie invasora em Noronha. 

  • Animais domésticos 

Cães e gatos são vetores de novas doenças e parasitas para a fauna nativa do arquipélago, e predadores de espécies nativas, além de animais rurais que transformam a vegetação nativa em pasto.

  • Mocós (Kerodon rupestris)

Foi introduzido em meados de 1960, pelos militares, para servir de caça aos soldados.

  • Plantas

Das várias espécies invasoras de plantas e vegetais destaca-se o sabiá (Mimosa caesalpiniifolia), árvore típica da caatinga, o algodão-de-seda (Calotropis procera), a cana-brava (Arundo donax), entre muitas outras.

 

Para reverter essa situação é necessário tomar medidas de fiscalização de chegada de pessoas e mercadorias, elaboração de trabalhos científicos, trazer o envolvimento comunitário para a causa e realizar atividades de educação ambiental conscientizando a população para a importância da conservação de espécies nativas

 

Referências 

Grupo Cataratas: Erradicação de espécies exóticas invasoras em Fernando de Noronha

Panorama Cultural: Espécies invasoras em Fernando de Noronha

PERNAMBUCO, Dossiê. Contextualização sobre espécies exóticas invasoras. Recife, Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, 63p, 2009

 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você