Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia Mundial do Animais e da Natureza

Dia Mundial do Animais e da Natureza
Academia da Conservacao
out. 4 - 3 min de leitura
000

Hoje é comemorado o Dia dos Animais juntamente com o Dia da Natureza, essas duas datas foram escolhidas em homenagem a São Francisco de Assis, frade católico protetor dos animais e da natureza.

O Dia Mundial dos Animais foi decretado em 1930, mas só ganhou força em 1978, quando a Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi criada pela Unesco, em alerta a preservação e direitos dos animais. A data comemora não só os animais domésticos, mas todos as espécies de fauna e sua importância para o ecossistema.

O Dia Mundial da Natureza é uma reflexão sobre os impactos causados pelo homemconscientizando a sociedade sobre seu valor e incentivando a métodos sustentáveis

Foto: Árvore - Unsplash

A preservação dos animais e da natureza é uma enorme responsabilidade e obrigação do poder público e da sociedade, uma vez que atividades antrópicas são as maiores ameaças ao meio ambiente. Impactos humanos causam prejuízos irreparáveis, desequilibrando a biodiversidade sendo por meio de desmatamento, caça e pesca predatórias, instalação de indústrias, tráfico de animais silvestres, agropecuária desenfreada entre muitas outras ações nocivas. 

A natureza nos fornece todos os recursos necessários para nossa sobrevivência, providenciando alimentos, água, matéria prima, etc, porém esses recursos naturais são consumidos desenfreadamente pelo homem de maneira irresponsável. O artigo 225 da Constituição Federal afirma que

O meio ambiente é um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Os animais têm importante função na manutenção da natureza, seja por meio de dispersão de sementes, controle de populações, ciclagem de nutrientes e até produção de remédios usados pelo homem, cada espécie possui seu papel no equilíbrio ecológico, o desaparecimento deles impacta diretamente nossas vidas.

Foto: Panda-vermelho - Unsplash

Podemos realizar algumas mudanças no nosso dia a dia como consumir menos plástico, separar o lixo, optar por transporte público, diminuir o consumo de carne, não desperdiçar água, não apoiar o tráfico de animais entre muitos outros. Políticas públicas também são imprescindíveis, reforçar a fiscalização, tomar medidas mais sustentáveis são alguns exemplos de maneiras para conservação.

Nossos atos refletem diretamente no meio ambiente, portanto, é necessário repensar nossos hábitos para frear a destruição da biodiversidade buscando soluções sustentáveis para conservação da vida no Planeta Terra.

 

Referências 

Mundo Educação: Dia da Natureza.

JusBrasil: Especial Dia Mundial dos Animais e da Natureza.

Infraestrutura e Meio Ambiente: A Importância da Fauna para a Existência das Florestas.

 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você