Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Congresso da AZAB 2021

Congresso da AZAB 2021
Academia da Conservacao
nov. 9 - 10 min de leitura
000

BioParque do Rio é o organizador do 44º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

Evento reunirá os principais especialistas mundiais em conservação da biodiversidade para debater o papel de zoológicos e aquários como centro da restauração da biodiversidade. Congresso, que será virtual, acontece de 6 a 11 de dezembro.

O BioParque do Rio organiza pela primeira vez o 44º Congresso da AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), é a oportunidade de aprender com as principais lideranças mundiais em conservação da biodiversidade, conhecer mais sobre técnicas de manejo de fauna silvestre e educação para a conservação.

Entre os dias 6 e 11 de dezembro todos interessados podem participar do congresso sobre o papel de zoológicos e aquários como protagonistas da conservação da biodiversidade do planeta Terra. 

O evento, que será virtual e transmitido através da plataforma Sympla, terá mais de 30 horas de conteúdo exclusivo com cerca de 80 especialistas palestrando e debatendo os principais assuntos sobre o tema “Zoos e Aquários como Centro de Conservação da Biodiversidade”, mesma proposta do projeto de lei (PL 3336/2019) que redefine o papel dessas instituições. A programação acontecerá de segunda à sábado, com mesas redondas durante a semana e dois workshops inéditos no sábado. 

“Zoos e Aquários têm um importante papel na Década da Restauração e o congresso anual da AZAB é uma oportunidade de reunir as principais lideranças em conservação para buscar soluções para restaurar a fauna e flora e começar a construir hoje um legado para as futuras gerações” diz Talita Uzêda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, empresa que faz a gestão do BioParque do Rio e do Instituto Conhecer para Conservar.

Nomes importantes para a conservação mundial, como Kira Mileham (IUCN), Dave Morgan (Wild Welfare), Marcelo Vianna (UFRJ), Eduardo Eizirik (PUCRS) e Cristiane Pizzutto (USP), entre outros, estarão no evento.

Sobre as inscrições

O valor das inscrições será a partir de R$125,00, acesse o link e garanta sua vaga! O resultado do valor arrecadado será revertido em prol de pesquisas e ações de conservação, especialmente as espécies do Programa de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas coordenado pela AZAB.

Serviço: 

44º Congresso Anual da Associação de Zoológicos e Aquários

De 6 a 11 de dezembro de 2021

Informações e inscrições: Congresso AZAB 2021 - BioParque do Rio

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

6 de dezembro

Tema central: Estratégias de Conservação

13h às 14h: Cerimônia de Abertura do Congresso

Convidados: Manoel Browne, diretor do BioParque do Rio, AquaRio e Paineiras Corcovado; Talita Uzêda, representante do Instituto Conhecer para Conservar; Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, Melquisedec Ferreira da Rocha, presidente da Fundação RioZoo; Hélio Bustamante Pereira de Sá, coordenador do núcleo de fauna do IBAMA RJ; Marcelo Cupello, gerente de fauna do INEA e Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV.

Moderação: Mara Marques, presidente da AZAB.

14h às 15h: Palestra “Conceitos da Coexistência Humano-Fauna”

Palestrante: Silvio Marchini, professor da ESALQ-Universidade de São Paulo.

Moderação: Mara Marques, presidente da AZAB.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Conservação Ex Situ Global”

Convidados: Martín Zordan, CEO da WAZA; Thomas Christensen, técnico Ambiental do ICMBio, e ponto focal do Acordo ICMBio/AZAB; e Daniela Bueno, especialista ambiental da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA) e coordenadora do Subgrupo de Trabalho Conservação (GT ABEMA/FAUNA).

Moderação: Fabiana Rocha, coordenadora da CPSG Brasil.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Centros de Conservação da Biodiversidade”

Convidados: Christian Olaciregui, coordenador do Comitê de Conservação da ALPZA; Marcelo Szpilman, presidente de honra do AquaRio; Cauê Monticelli, coordenador do CECFAU.

Moderação: Ana Raquel Gomes Faria, diretora de conservação da AZAB.

7 de dezembro

Tema central: Conservação Integrada

14h às 15h: Palestra “Movimentação de Fauna”

Palestrantes: Kira Mileham, diretora global da IUCN, e Nahomy De Andrade, Diretora da SSC Caracas.

Moderação: Talita Uzêda, gerente institucional e sustentabilidade do Grupo Cataratas.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Desafios da Conservação Integrada no Brasil”

Convidados: Luís Fábio Silveira, professor do MZUSP; Erica Pacífico, líder do Grupo de Pesquisa e Conservação da arara-azul-de-lear; e Thiago Luczinski, médico veterinário do NEX.

Moderação: Alecsandra Tassoni Pereira, coordenadora de projetos na SAVE Brasil.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Integração In Situ e Ex Situ”

Convidados: Gustavo Solis, coordenador veterinário da Fundación Rewilding Argentina; Marcelo Rheingantz, coordenador técnico do REFAUNA;  Gisele Lopes Nunes, pesquisadora do Instituto Tecnológico Vale; e Marina Rojas, coordenadora dos embarques do Avião Solidário na LATAM Cargo.

Moderação: Claudio Maas, gerente técnico do BioParque do Rio.

8 de dezembro

Tema central: Pesquisa em Zoos e Aquários

14h às 15h: Palestra “Ciência Oceânica”

Palestrante: João Correia, Diretor Geral da Flying Sharks.

Moderação: Carol Laaf, Bióloga de Manejo do AquaRio.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Oportunidades de Pesquisa em Zoos e Aquários”

Convidados: Patrícia Ramos, coordenadora do Departamento de Pesquisas Aplicadas da Fundação Parque Zoológico de São Paulo; Marcos Oliveira, biólogo da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu; Mathias Dislich, pesquisador do Parque das Aves; e Rafael Franco, gerente técnico do Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

Moderação: Talita Uzêda, gerente institucional e sustentabilidade do Grupo Cataratas.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Integração entre Zoos, Aquários e Academia”

Convidados: Pedro Galleti, professor da UFSCAR; Marcelo Vianna, professor da UFRJ; Cristiane Pizzutto,professora da USP; e Eduardo Eizirik, professor da PUCRS.

Moderação: Cristiano Schetini, professor da UFOP.

9 de dezembro

Tema central: Educação para a Conservação

14h às 15h: Palestra “Inspirando o Futuro - O Impacto da Educação para a Conservação em Zoológicos e Aquários”

Palestrante: Judy Mann, estrategista de conservação da South African Association for Marine Biological Research (SAAMBR).

Moderação: Carolina Mandarino, educadora do AquaRio.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Educação e Comunidades”

Convidados: Thiago Reginato, educador do Projeto Onças do Iguaçu; Sergio Morón, chefe do Departamento de Educação Ambiental do Mundo Marino; Igino Mercuri, colaborador da iniciativa El Taller Colectivo; e Marcelo Vidal, Analista Ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais do ICMBio; 

Moderação: Adriano da Silveira Ramos da Silva, educador do BioParque do Rio.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Conectar Visitantes e Natureza”

Convidados: Camila Martins, fundadora da empresa em.prática - Consultoria em Projetos Educacionais; Natalia Maruscak, membro do comitê de educação da Associação Latinoamericana de Parque, Zoológicos e Aquários (ALPZA); e Humberto Mello, Gerente do Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte e membro do comitê de educação da ALPZA.

Moderação: Inacira Caliandro, coordenadora do comitê de educação da AZAB.

10 de dezembro

Tema central: Gestão de Zoos e Aquários

14h às 15h: Palestra “Bem-estar Animal em Zoológicos e Aquários”

Palestrante: Dave Morgan, fundador e diretor de campo da Wild Welfare.

Moderação: Helen Colbachini, responsável pelos Departamentos de pesquisa, bem-estar animal e conservação do Aquário de São Paulo.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Certificações em Zoos e Aquários”

Convidados: Claudia Igayara, diretora de Departamento da AZAB; Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves; Paula Cerdán, coordenadora de Bem-estar e Conservação Animal da WAZA; Carolina de  Macedo Pinto, responsável pelo ISO-certificações para zoológicos e aquários da FPZSP.

Moderação: Claudio Maas, gerente técnico BioParque do Rio.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Modelos de Gestão para Zoos e Aquários”

Convidados: Edson Evaristo, Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, que inclui o Zoológico Municipal de Curitiba, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba; Paulo Magalhães Bressan, presidente da FPZSP; Manoel Browne, diretor de operações do BioParque do Rio, Aquário Marinho do Rio e Paineiras-Corcovado; e Eduardo Rigotto, representante da Reserva Paulista.

Moderação: Talita Uzêda, gerente institucional e sustentabilidade do Grupo Cataratas.

18h10 às 19h: Cerimônia de Encerramento do Congresso

Convidados: Manoel Browne, diretor de operações do BioParque do Rio, Aquário Marinho do Rio e Paineiras-Corcovado; e Eduardo Rigotto, representante da Reserva Paulista.

Moderação: Mara Marques, presidente da AZAB.

11 de dezembro

9h às 17h: Workshop “Sistema de Suporte à Vida”

Convidados: Henrique Almeida, membro do comitê de aquários da AZAB, gerente técnico da Terramare e assessor do Aquário de Ubatuba; Federico Argemi, Coordenador Comitê Aquários ALPZA, biólogo do Oceanic Aquarium; Luciano Antonini, diretor de operações da AAT; António Peres Gomes, Especialista Sênior em Sistemas de Suporte à Vida da AAT; Rafael Franco, gerente técnico do AquaRio; Isabel Rivera, chefe do Aquário do Zoológico de Cali; e Andy Aiken, consultor global.

9h às 17h: Workshop “Práticas de Condicionamento Animal”

Convidados: Cynthia Cipreste, coordenadora do Comitê de Bem-Estar Animal da AZAB e bióloga responsável pela área de bem-estar animal FZB-BH; Roberta Manacero, chefe da Divisão de Bem-Estar Animal do Parque das Aves; Marina Schweizer, bióloga de condicionamento animal do BioParque do Rio; Amanda Morais, bióloga da FPZSP; Marisa Carvalho, chefe do Núcleo de Bem-Estar Animal do Zoo Brasília; Helen Colbachini, supervisora de biologia do Aquário de SP; Matheus Félix, biólogo chefe do AquaRio; Rafael Pagani, médico veterinário e responsável técnico do Zoológico de Pomerode; e Julio Reynoso, líder de comportamento animal do Temaiken.

Participe do Congresso de 6 a 11 de dezembro, com valores de inscrições a partir de R$ 125,00.

GARANTA SUA VAGA: 

https://congressoazab21.grupocataratas.com/l/NiICafABF1124

O Congresso é uma realização da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), BioParque do Rio e Instituto Conhecer para Conservar (ICC). 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você